biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.
Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.
Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.
E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !
Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !
Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?
Biel 780 , agora posso afirmar com certeza que esse comentário é uma lenda ou mito pq hj eu tive uma oportunidade real de testar na prática o desempenho entre o nosso atual HB20 1.6 com quase 80 mil kms rodados contra o Ford Ka sedan 1.5 c/ câmbio manual 2020 e atualmente com menos de 10 mil kms rodados do meu irmão que tbm foi comprado zero KM assim como esse nosso HB20 1.6 que tbm foi muito bem amaciado e conservado até agora.
Ou seja, não é que com 80 mil kms rodados o motor gamma 1.6 do nosso HB20 já esteja apresentando algum desgaste interno que o faça perder algum rendimento, o que sinceramente eu não acredito, mas comparar a saúde de um motor 1.5 com pouco menos de 10 mil kms rodados contra outro motor 1.6 mas já com 80 mil kms rodados não seria uma comparação totalmente justa e equiparada lembrando que verdade seja dita, ambos esses motores foram até agora extremamente bem cuidados na sua manutenção preventiva.
Mas mesmo assim, nas arrancadas o Ka sedan acompanha o desempenho do HB20 1.6 até a 3ª marcha ou seja, até uns 110 kms/h a uns 120 kms/h eles ainda estão juntos mas dai em diante o motor gamma de 4 cilindros 1.6 do HB20 fala um pouco mais alto do que o motor 3 cilindros 1.5 dragon da Ford e apesar de que na ficha técnica desse Ka sedan 1.5 dizer que ele tem 136 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 quando tbm abastecido com etanol além do torque máximo desse motor da Ford ser menor em 1 kgfm quando comparado com o torque máximo do motor Gamma 1.6 da Hyundai e isso faz sim na prática alguma diferença nas acelerações plenas a favor do HB20 1.6 !
E para piorar um pouco mais as coisas para esse pequeno sedan 1.5 da Ford, ele ainda é limitado de fábrica na sua velocidade máxima em até 180 kms/h mas o HB20 1.6 vai um pouquinho além dos 190 kms/h de final , então até na velocidade máxima a vitoria é do HB20 1.6 !
Obs: Lembrando que ambos os veículos estavam abastecidos obviamente com etanol e não com esses nossos lixos oleosos de gasolinas de baixa octanagem !