ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
será que eles virão o 0.8 turbo ou 0.6 turbo?
0.8 era o motor daquelas Towner, que vendiam cachorro quentes, acho que os gurgels eram ainda menores....
Colega Ianes que nos compartilha de seu extenso conhecimento, pode nos explicar por que em algumas subidas o carro a alcool, erá tão ruinzinho?
Muito obrigado
Olá colega WagnerF1, é isso mesmo que vc comentou e acredito que vc tb se refere à aqueles antigos e primitivos motores a etanol ainda dos anos 80 que de fato, sofriam de falhas e falta de força quando ainda estavam frios ou em fase de aquecimento ... rsrsrsrsrs !
E foi aí nessa época que os condutores mais curiosos descobriram que fazendo um rabo de galo, que era a exatamente mesma mistura mágica atual que naquela época era assim conhecida, melhorava bem mais a dirigibilidade à frio desses motores a etano ainda carburados.
E eu tb não vou esconder aqui de vcs que até hoje, ainda me utilizo desse artifício de sempre abastecer o meu atual voyage 1.8 a etanol ainda dotado de carburador com a mistura mágica e assim, ele pega de estalo, por mais intenso que estejam os invernos e que as temperaturas caiam, ele sempre pega na primeira tentativa e nem preciso ficar esquentando o motor dele, pq já dá para sair rodando normalmente no transito da minha cidade com ele com o seu motor ainda frio !
Aliás, até aquele famigerado reservatório de partida a frio original dele, eu o retirei do meu voyage e o guardei pq ele se tornou totalmente desnecessário com o uso constante da mistura mágica nele ... rsrsrsrsrs !!!
Sim, os motores dos antigos Gurgel eram motores de 2 cilindros opostos, ou melhor, eram motores de fusca a ar cortados pela metade ... rsrsrsrsrs !
Valeu colega, sempre à disposição !
Bom dia, Ianis.
Compartilho do elogio do Ricardo, você realmente possui um conhecimento enciclopédico sobre automóveis. rs.
Quando você disse do rabo de galo no seu Voyage, me lembrou que antigamente, por volta de 1983, quando eu tinha uma Parati S (câmbio longo) a Álcool, eu utilizava querosene como aditivo nos carros a álcool. Em muitas cidades e em Teresópolis-RJ, onde eu morava, em alguns postos BR mais periféricos, haviam bombas de gasolina, diesel, etanol e querosene, e então era muito fácil, e barato, adicionar 1 ou 2 litros de querosene no tanque de etanol.
Na minha percepção, funcionava sim como aditivo.
É bom ler seus depoimentos.
Abração,