Ricardo de Melo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Bertoche,
Caso possível, pergunte na css qual o motivo de estarem completando o motor com 3,6 L de óleo, ao invés dos 3,3 L descritos no manual.
Abraços,
Perguntei ontem, ao agendar, sobre essa diferença na quantidade de óleo e o chefe da oficina me disse que já faz tempo que resolveram aumentar esses 300 ml.
Não perguntei porque aumentaram, mas imagino que é porque acharam que é mais adequado.
Para mim está bom assim.
Abraço,
Beleza Bertoche!
Dia 24/07 eu vou em uma também, aí perguntarei o motivo.Vamos ver se responderão.
Não me contento em saber que alteraram algo acima do recomendado sem conhecer o motivo.
Abraços,
Aumentar a quantidade de lubrificante em um equipamento (Redutor, motor, etc...) normalmente tem alguns motivos diretos, o primeiro seria que temos vazamento e não queremos arriscar que o equipamento fique sem lubrificação (não é o caso).
Outro motivo é o equipamento estar trabalhando com uma temperatura superior ao que foi projetada, o que é bem comum acontecer quando se importa equipamentos que foram dimensionados para trabalhar na Europa e vem para o Brasil, primeiramente se troca a viscosidade do óleo e depois se aumenta o reservatório para ter um maior volume (massa) e assim dissipar mais calor, o que também não parece ser o nosso caso, pq o HB20 é muito estável em sua temperatura de trabalho, a menos que a ventuinha esteja quase sempre trabalhando e eu não noto, mas acho que não.
Pode ter sido um erro de impressão no manual, talvez na elaboração, e a informação do volume foi informada somente a do cárter e sem filtro, quando se adiciona o filtro temos a diferença de 300 mls.
Se descartarmos os anteriores, não vejo outro motivo a não ser que os motores (OU ALGUNS DELES) estão consumindo um pouco a mais de óleo do que era previsto, e para garantir que nenhum funda por falta de lubrificação a Hyundai fez o caminho mais curto e obvio, aumentar a quantidade de óleo, já que não o custo desta "solução" não será da montadora e sim do usuário já que é ele que paga o óleo a cada revisão.
Mas os questionamentos que ficam são:
Será que o grande volume de vendas baixou a qualidade do motor?
Será que o motor não foi testado o suficiente para determinar seus limites, consumos e desempenho?
Será que ele foi testado em um ambiente diferente do Brasileiro (Temperatura, Perfil de motorista, perfil de transito caótico, muito arranca e para, etc), na Coréia por exemplo e subestimaram os consumos, limites e desempenho?
Ou temos um erro na elaboração do manual?
Eu não tenho a resposta, mas a Hyundai tem, quem sabe alguém abre um chamado no SAC?