hiroki escreveu:
kaoskilo escreveu:
Coletor 4x1 é mais recomendado para motores com 2 válvulas por cilindro pela própria característica do motor em produzir mais torque em baixa rotação.
Já o 4x2x1 é mais recomendado para motores multiválvulas (4 ou 5 por cilindro) por pertimir um melhor fluxo dos gases de escape e gerando mais potência em alta rotação.
Infelizmente potência e torque são obtidos de maneiras antagônicas
Mais estreito e longo > + torque - potência
Mais largo e curto > - torque + potência
Se você anda muito com o carro na cidade troca por um 4x1 que vai sentir a melhora no torque e retomadas no transito, mas se você anda mais na estrada, mantém o 4x2x1 que com 148cv tá bom demais para um 1.6 de quase 1000kg
Kaoskilo, valeu por ajudar.
Antes de ler seu post, já tinha feito a troca do coletor, coloquei o 4x1, mas senti (uma boa, comparada a 4x2x1) perda em baixa, em final melhorou, ainda estou pra levar no dyna, mas senti isso.
Como eu tinha refeito todo escape em um diâmetro maior(na época do 4x2x1), coloquei um abafador intermediário, e no final coloquei um twinloop, ficou SHOW.
Só não entendi como piorou o torque usando como base sua explicação, será devido ao diâmetro da tubulação?
Também... é uma combinação de fatores. Imagine que você tem dois canudos, um de refri e um de milkshake. e coloque o mesmo volume de água nos 2 tampando a outra ponta. A coluna de água no canudo mais fino faz com que a pressão no dedo (mesmo imperseptível) seja maior, pois pela física a pressão é força sobre área (como a força é a massa de água que é a mesma e a área menor, a pressão resultante é maior)
O volume de ar que o cilindro puxa é o mesmo pois é a cilindrada do motor, mas essa "maior pressão" obtida com um duto mais estreito acaba gerando mais torque em baixas rotações (o ar é um fluido compressível). Quando a válvula de admissão fecha, forma-se uma alta pressão no coletor sobre essa válvula que na próxima vez que ela abrir, será empurrada para dentro do cilindro. Se o duto for mais largo, a pressão é menor, por isso o torque de motores multiválvulas é menor que o de duas válvulas em mesma rotação até certo ponto.
Nesse ponto a velocidade do ar passando pelo coletor é tão alta que não dá tempo de fazer o efeito do parecido com o do canudo, então um duto largo que não restrinja a passagem do ar é mais recomendado.
No escape é a mesma coisa, só que invertido. Você cria uma baixa pressão após a válvula de escape que "puxa" os gases de dentro do cilindro. Quanto mais largo, menor é a pressão que fica resultante da combustão anterior, pois eles tem mais volume para expandir.
Se você aumentar só um pouco do diâmetro, deve ter melhora nos dois (potência e torque), se começar a aumentar demais você está privilegiando o regime de altas rotações então terá um aumento maior de potência e uma redução de torque.