Bem-vindo: 27 Abr 2024 09:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 81 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 04 Fev 2013 15:18 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Fev 2013 10:25
Mensagens: 133
Localização: MA
@AVISO:
Citação:
Em primeiro lugar, o texto abaixo foi escrito por um usuário do fórum http://chevettemaniac.com/forum/index.php?showtopic=82

Resolvi compartilhar com vocês porque achei as informações muito uteis.


-

"Acredito que como eu, muitas pessoas gostam de lavar seus carros. Em especial sou LOUCO para cuidar do filhote.
Esse texto é BEEEEEEEEEEEEEM longo... e está mais p/ BEST WAY do que p/ um HOW TO...rs

Até pela minha formação ajudar (Eng. Química "não terminei" e Farmácia Bioquímica "formado" , resolvi compartilhar minhas idéias e aperfeiçoar a "Arte de Lavar um Carro ".

Dicas e comentários serão bem vindos .

1) ODEIO lava-car. Nunca fica como eu quero e eles não cuidam do filhote. É como deixar o filho na creche. Vc acredita que tá bem, mas não vê o que fazem com ele,

2) Lavagem propriamente dita:

Água, sabão e pano p/ secar. Simples ??? Não !!!!!

ÁGUA--> sem mistérios. Jogue MUITA água p/ tirar toda a sujeira da lataria como p.e. terra, barro, poeira, areia. Passe a mão p/ ajudar. Pequenas partículas de terra e areia podem riscar a pintura na hora que estiver esfregando com a a esponja ou pano.

SABÃO--> aqui está a TOTAL diferença para cuidar do filhote.

SECANDO--> Depois disso, retire com água (na sombra) e seque com um pano de algodão!!! Camiseta de político é MARAVILHOSO, pois é algodão bom (barato). Mas tome cuidado com a tinta do nome do futuro corrupto pq risca a pintura!!!

Vamos "temperar" mais um pouco no que faz a diferença: COM O QUE LAVAR ???

Detergente de cozinha: não use. Apesar de ser biodegradável, a formulação de alguns é mto alcalina para retirar a gordura e ataca o verniz da pintura. Você não nota logo.... mas um belo dia vai perceber que o brilho do carro tá fraquinho, fraquinho...


Sabão em pó: NUNCA!!! JAMAIS!!! Esses produtos (ex OMO) têm uma formulação extremamente agressiva. Vc já lavou a mão com OMO ??? Experimente e sinta como sua pele fica estranha; pois muitos tem hidróxido de sódio (soda cáustica) que dá adeus ao verniz da pintura. Peças de plástico e borrachas ficam foscas e esbranquiçadas. São muito concentrados e por isso se vc não gastar litros de água no enxágue vão ficar resíduos. Se pegar sol depois, com o tempo vão ficar belas manchas na carroceria e mais desgaste em plásticos e borrachas.


Produtos comercias para lavagens automotivas: (lava auto, vendido em postos, mercados, lojas): Serve ?!?!? sim, mas não aconselho. Por que??? Simples. Qualquer fabricante quer que seu produto funcione, agrade o consumidor e venda cada vez mais. Normalmente esses produtos tem agentes tensoativos fortes (aniônicos e sequestrantes) e concentrados para limpar fácil, tirar manchas, sujeira no menor tempo e esforço. Sendo assim, suas formulações são concentradas para facilitar o trabalho e limpar rápido. São agressivos ao longo do tempo. Atacam da mesma forma que o sabão em pó (omo) mas de uma forma mais lenta.

Então, sendo assim, o que devo usar ????

Eu usava um detergentezinho de cozinha, OMO (afffffffff) ou mesmo esses produtos p/ lavagem de carros

Na faculdade, qdo fiz uma matéria, Farmacotécnica, aprendi mta coisa e mto conhecimento dava p/ usar na área , um deles foi o shampoo. A diferença entre vc usar qquer produto e usar um shampoo é enorme, tanto estética como técnica. A estética vc lava e depois posta aqui o que achou ou já viu alguém que lava o carro com shampoo. Mas falando na parte mais técnica da coisa, ainda o shampoo:

1) NÃO tem nenhum ponto negativo,

2) RARAMENTE o shampoo causa alergias; as formulações dos produtos de limpeza, vixi, nem comento...

3) pH. Do shampoo vc pode confiar; o chamado "pH fisiológico" (termo não mto correto pois vc não tem somente um pH no organismo.... mas deixa prá lá... ). O pH do shampoo gira entre 5,5 a 6,8 e não causa irritabililidade. Alguns produtos comercias "marcas menos conhecidas" tem valores bem diferentes. Para uma pessoa, a mão não vai cair, ou corroer os dedinhos ... pode nem notar algo, mas a pintura do carrinho, uma hora reclama. E nenhuma indústria (johnson & johnson por ex) vai querer um processo por causa de um simples pH errado na formulação... Esse pH NÃO agride a pintura.

4) No banho: se vc não tirar todo shampoo do cabelo no banho e ficar resíduos, sem problemas. Não vai manchar sua cabeça ou cair seus cabelos. No caso de vc lavar o carro e NÃO tirar todo o produto comercial, corre esse risco; manchar a pintura. E esses produtos NÃO são recomendados p/ lavar o carro no sol. O shampoo sem problemas !!! Mas procure lavar na sombra, pois no sol a espuma seca no carro e a sujeira "gruda" novamente e dificulta a lavagem.

5) Produtos comerciais têm alguns tensoativos que são mais agressivos para tirar manchas mais complicadas... mas atacam a películas da pintura (verniz). O shampoo te deixa limpinho, novinho, e sua pele não reclama. Logo, a "pele" do carro tbm vai agradecer

6) PONTO FORTE!!!!! No caso de vc usar cera automotiva (PERFECT-IT, Grand Prix) e depois lavar o carro, com o shampoo vc tem uma durabilidade maior !!!!!!

Minha humilde dica: USE shampoo . ...Mas:

NÃO use shampoo infantil. Devido às formulações, eles são "bobinhos" e para essa finalidade não servem. (Vc já viu pele de bebê suja como a de um adulto ?? não...) ele lava, mas a estética, levaria nota 4 e limpeza, 3. E NÃO retira totalmente a gordura, pois a pele do bebê precisa ficar hidratada, untada e eles não podem usar produtos de beleza para isso, então ficam com um pouco da gordura da pele. A "pele" do carro ficaria com um pouco de gordura tbm...

Dê preferência a shampoo com GLICERINA... aqui é mais técnico... não vem o caso, mas É melhor...

Essas frescuradas que os shampoos têm, p.e. QUERATINA, SILICONE, servem para vc e muitas vezes para seu carro. Muitos produtos agem CONTRA os raios U.V-A e U.V-B... como vcs acham que a pintura branca fica "amarelada" e a preta "fosca" depois de anos ??? ... mas tenha noção...extrato de camomila... rs, só p/ lavar mesmo, pois os cabelos do Astra não vão clarear mais...

Por fora garanto que vai ficar um espelho, mas e por dentro????

Aspirador de pó: preciso dizer mais alguma coisa??

Manchas nos tecidos: recomendo

Para tirar dúvidas, seguem os links:
TUFF STUFF da STP [link]http://www.stp.com.b....asp?produto=25[/link]
PROAUTO ESPUMA MÁGICA http://www.extra.com...atKitsdeLimpeza

Num artigo da 4 Patas, o Tuff Stuff foi testado e aprovado na seção: "Cumpre o que promete?" Ed.: Julho/04

Painel: Pano úmido p/ tirar a sujeira e use silicone. Por que o silicone???

Os Fluidos de Polidimetilsiloxana, mais conhecidos como silicones e utilizados estão disponíveis em uma grande variedade de viscosidades (de 0,65 a 1.500.000 cStk), são conhecidos pelas suas propriedades lubrificantes, resistência à água e altas temperaturas; são principalmente empregados como:

Desmoldante
Lubrificantes de fios
Fluidos térmicos
Aditivos em produtos de limpeza
Fluidos dielétricos para transformadores e capacitores
Lubrificantes e aditivos para plásticos e borrachas
Meios de amortecimento
Aditivos em produtos cosméticos
Hidro-repelentes e amaciantes de couros

Tá e daí??

Para uso no filhote, este tipo de aplicação pode-se utilizar dois produtos: A.) óleo de silicone e B.) emulsão de silicone.

A.) Óleo de silicone: normalmente é usado diluído em algum solvente (querosene) e aplicado nas partes externas de carros, as quais não sejam atacados pelo solvente. Um dos problemas é que o solvente, que além de ter o forte odor, CORROI algumas partes do carro (leia mais abaixo comentário sobre o querosene). Esse óleo vc precisa comprar em casas especializadas e fazer em casa o produto.

B.) Emulsão de silicone: é um óleo de silicone emulsionado (óleo em água) que é diluído em água para a aplicação, tem a vantagem de poder ser aplicado tanto internamente como externamente e não tem o problema de odor do solvente. Essa emulsão é a mais encontrada no mercado (silicones para usar no carro). É esse que compramos normalmente.

NUNCA use silicone em volantes, câmbio e tapete. Fica um limo de liso. Se vc tem ceretza que não vai usar o carro nesse dia, pode passar no volante, câmbio, coifa para proteger e dar um brilho. Mas depois qdo for usar o carro use um pano para retirar o excesso e mesmo assim fica liso. CUIDADO.

Tapetes de borracha: Uma dica para eles ficarem com cara de novos: lave com água para tirar a sujeira. Jogue em cima deles água sanitária, alvejante, (Q-BOA) e esfregue com uma escova. Enxágue com água, deixe secar e verá que eles estão pretos e com cara de novos!!!! Cuidado aqui, pois se cair na sua roupa já era!!! desbota!!!
(*) Alguém poderia pensar em usar para lavar os pneus. Serve??? Claro. Mas a água sanitária tem hidróxido de sódio (soda cáustica) e cloro ativo que atacam o verniz da roda!!!

Terminou???? se quiser sim, mas se ainda quiser deixar o Astrinha no salão de beleza: CERA NELE!!!!!

Eu uso a linha Perfect-it da 3M , mas ainda tem a linha Grand Prix.

CERA PROTETORA PLUS : Essa cera da 3M ainda serve para tirar pequenas manchas e arranhões DESDE que não tenha afetado muito o verniz e a tinta. Fácil aplicação (cera líquida), 500 mL, e dura mais de 30 dias!!!! Não sai na chuva!!!

AUTO BRILHO : Esse produto é o último a ser usado num polimento profissional. O carro fica brilhando. Mas sai fácil com água. Portanto, se pegar chuva, vai ter que usar de novo !!!!

Cuidado pois as embalagens são idênticas, mudando apenas o nome e descrição dos produtos.


CERA PROTETORA SPRAY : Essa cera é em Spray. ANTES de secar o carro (deve estar molhado) passe a cera e quando você for secando ao mesmo tempo estará dando o brilho!!!!

CERA SUPER PROTETORA PAST WAX : Essa cera é em pasta. Dá mais trabalho que a líquida. Se vc tiver uma furadeira com velocidade variável e MUITA, mas MUITA paciência o resultado é sensacional!!!

Os produtos que entram no polimento (massas de polir) não recomendo devido ao trabalho. Tem que usar politrizes, boinas, máscara, velocidade ideal p/ não queimar a pintura...deixa esse esquema para quem sabe; isso não é "bricolagem"...

Esses links mostram alguns produtos da 3M:

REPARAÇÃO AUTOMOTIVA - http://products3.3m....ot_GSHL20G7FLgv

POLIMENTO E ESPELHAMENTO
http://products3.3m....7MG1HZ4ge/root_

(Não sou revededor deles e nem ganho nada !!! só acho os produtos bons)
ahhhh, minha última dica : Pneu pretinho ???? xarope de groselha (suco de groselha q vc compra em mercado) e álcool. Pegue uma medida (um copo) de cada um, misture e passe com pincel no pneu e deixe secar. Só não fique passando o dedo no pneu e depois me xingando pq não fica 100% seco , aí que entra a coisa boa, o aspecto molhado . Mas se for em locais com poeira, ESQUEÇA.
Essa dica é para a noitada qdo vc leva o carro para sair e desfilar um pouco . Chega a doer de tanto que o pneu brilha. E NÃO se preocupem, pois essa mistura não agride NADA no pneu. Já ouvi gente falar q usa gasolina junto .... hummmm, álcool não é solvente de borracha e produtos derivado de petróleo, gasolina é. Se vc estiver com as mãos suja de graxa, gasolina tira, álcool não. Da química "semelhante dissolve semelhante".

Aqui um leve comentário sobre o querosene na lavagem: O querosene por ser derivado do petróleo é um hidrocarboneto (HC) que serve como "solvente" para outros HC.
Vc pode usar o querosene (um paninho molhado nele) para retirar manchas de pixe, óleo que fica na carroceria do carro. MAS NÃO USE EM PLÁSTICO E BORRACHAS pois ataca e tende a dissolver esses materiais.



ATUALIZAÇÃO: DICAS PARA LIMPEZA DO CARPETE DO SEU CARRO

Chiclete no carpete: coloque uma pedra de gelo e remova após ele ficar congelado

Açucar no carpete: aplique água morna e enxugue

Balas e doces no carpete: aplique glicerina, depois faça uma mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro, e limpe

Batom no carpete: retire o excesso com uma espátula, depois passe um pano umedecido com benzina, depois use a mistura descrita acima.

Sorvete no carpete: use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro

Lama no carpete: aplique sabão neutro e depois use água morna

Leite no carpete: se água morna e depois sabão neutro

Óleo, graxa ou gordura no carpete: passe um pano com benzina e, depois outro com água

Sangue, urina ou vômito no carpete: use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro

_________________
HB 20 Comfort Plus 1.0
CINZA TITANIUM
Acessórios: Tapete personalizado, insulfilm, sensor de estacionamento, módulo de subida dos vidros, farol sem máscara negra (hb 20 premium), farol de neblina (aguardando lançamento).


Editado pela última vez por Goldfinger em 06 Fev 2013 08:52, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 04 Fev 2013 16:34 
Offline

Registrado em: 26 Out 2012 16:06
Mensagens: 82
Adorei as dicas... vc acha que pode ser qualquer shampoo? Existem shampoos para carros? Ou são a mesma coisa dos lava autos?

Vou dar a 1ª lavada no meu filhote essa semana, comprei um lava auto da start, não conheço, no meu antigo carro lavva sempre com detergente neutro.

A cera líquida é de fácil aplicação?

Oq acha da aplicação de teflon, polimento cristalizado e proteção da pintura? Isso funciona?

Valew!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 04 Fev 2013 16:56 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Fev 2013 10:25
Mensagens: 133
Localização: MA
Título: Lavagem de carro - DICAS

daianalacerda escreveu:
Adorei as dicas... vc acha que pode ser qualquer shampoo? Existem shampoos para carros? Ou são a mesma coisa dos lava autos?

Vou dar a 1ª lavada no meu filhote essa semana, comprei um lava auto da start, não conheço, no meu antigo carro lavva sempre com detergente neutro.

A cera líquida é de fácil aplicação?

Oq acha da aplicação de teflon, polimento cristalizado e proteção da pintura? Isso funciona?

Valew!


Shampoo pra carro, que vende no supermercado. Mas pode usar sabão neutro ou shampoo para cabelo mesmo, daqueles bem baratos que tem no super mercado, o resultado fica ótimo, mas tem que atentar pra não deixar espuma no carro e mandar pro sol, pois pode manchar.

A cera n tem erro, basta pegar uma esponja ou um pano de algodão e aplicar na superfície do carro com movimentos de circulares, tem que colocar um pouco de força pra saírem as manchas e tal. Fica muito bom e brilhando.

_________________
HB 20 Comfort Plus 1.0
CINZA TITANIUM
Acessórios: Tapete personalizado, insulfilm, sensor de estacionamento, módulo de subida dos vidros, farol sem máscara negra (hb 20 premium), farol de neblina (aguardando lançamento).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 04 Fev 2013 17:24 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
bom, tenho carros pretos há quase 6 anos e sempre lavei com detergente de cozinha de coco, nunca vi o brilho diminuir, sempre acho que ta sempre brilhoso e com reflexo bom, mesmo sem encerar direto (faço isso umas 2 vezes no ano) e olha que sou chato com isso!

fotos do Polo 2004, peguei ele em 2007 e fiquei até 2011...
Imagem
Imagem

e do Jetta 2008 e peguei em 2011...
Imagem
Imagem

mesmo no polo que é mais antigo não reparei em perda do brilho, e olha que o carro pegava muito sol

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 04 Fev 2013 20:52 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Pretinho feito de açúcar ou groselha tem um problema: as formigas vão te seguir forever ... :lol:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 06 Fev 2013 08:53 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Fev 2013 10:25
Mensagens: 133
Localização: MA
Coloquei dicas para limpeza do carpete la.

_________________
HB 20 Comfort Plus 1.0
CINZA TITANIUM
Acessórios: Tapete personalizado, insulfilm, sensor de estacionamento, módulo de subida dos vidros, farol sem máscara negra (hb 20 premium), farol de neblina (aguardando lançamento).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 06 Fev 2013 10:02 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Para quem gosta de cuidar de carros, aconselho a consultar esses link's também:

Como lavar corretamente seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-lavar-seu-carro
Como cuidar da pintura do seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-cuidar-d ... -seu-carro

Abs....

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 06 Fev 2013 13:27 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Fev 2013 10:25
Mensagens: 133
Localização: MA
Clever escreveu:
Para quem gosta de cuidar de carros, aconselho a consultar esses link's também:

Como lavar corretamente seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-lavar-seu-carro
Como cuidar da pintura do seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-cuidar-d ... -seu-carro

Abs....


Muito bom!

_________________
HB 20 Comfort Plus 1.0
CINZA TITANIUM
Acessórios: Tapete personalizado, insulfilm, sensor de estacionamento, módulo de subida dos vidros, farol sem máscara negra (hb 20 premium), farol de neblina (aguardando lançamento).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 06 Fev 2013 13:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Jan 2013 09:36
Mensagens: 110
Localização: Porto Alegre - RS
Clever escreveu:
Para quem gosta de cuidar de carros, aconselho a consultar esses link's também:

Como lavar corretamente seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-lavar-seu-carro
Como cuidar da pintura do seu carro? - http://www.carcare.com.br/como-cuidar-d ... -seu-carro

Abs....



Show de bola!!! já anotei a cera q vou comprar + a manutenção para o meu HB20 PRETO.

Valew

_________________
HB20 1.6 Confort Plus c/audio PRETO
(X) Insulfilm: G20 e G50 Para-brisa
(X) H4 Philips DV 5000K
(X) Som: Caixa 12" SPYDER
(X) Roda aro 17"
(X) Farol de Neblina
(X) Manopla Premium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavagem de carro - DICAS
MensagemEnviado: 06 Fev 2013 18:18 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
essa do gelo no chiclete já usei, no Polo, o banco era estofado e virou aquela bagunça de chiclete!
demora um pouco mas vai esfregando o gelo no chiclete, como ele é um polímero (plástico) ele tende a endurecer quando resfriado, aí é só passar alguma coisa de plastico pra tirar, eu usei tampa de caneta bic, a unha tira, mas não recomendo, pois como o chiclete vai estar duro, pode machucar embaixo da unha

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 81 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB